- Obstáculos na mudança


 


Quais são os problemas que enfrentamos?

Embora o esforço climático esteja, neste momento, no seu ponto mais alto existem alguns obstáculos que os países ainda enfrentam:

  1. Falta de Compromisso

    • Muitos países ainda não definiram metas climáticas ambiciosas. Os planos de redução de emissões apresentados na COP (constituinte máximo de tomada de decisões das Nações Unidas sobre as alterações climáticas) continuam abaixo do necessário para limitar o aquecimento global e outros desastres naturais.
  2. Dependência de Combustíveis Fósseis

    • Apesar do crescimento das energias renováveis, grandes economias continuam a financiar o uso de combustíveis fósseis, mantendo a dependência dessas fontes e contribuindo para a continuidade das emissões de CO2. 
  3. Falta de Justiça Climática

    • Os países menos desenvolvidos e em desenvolvimento, que enfrentam os piores impactos das alterações climáticas, recebem menos apoio financeiro do que o prometido pelos países desenvolvidos da ONU, fazendo com que os desastres naturais continuem a aparecer no dia-a-dia.
  4. Atrasos na Implementação

    • Mesmo com promessas globais, a ação muitas vezes é lenta. Políticas efetivas e leis, por vezes, não saem do papel ou enfrentam resistência de interesses económicos.


Comentários