- Reflexão Final

Previsão 2030 - 2050             As mudanças climáticas serão  responsáveis por 250.000 mortes por ano

O que esperar 

nos próximos 

tempos?                   



Por fim, queremos deixar aqui algumas das metas globais e dar uma perspetiva final. SIM, é verdade que estamos repletos de ouvir avisos e conselhos para melhorar a condição das alterações climáticas. No entanto para limitar o aquecimento global a 1,5 °C acima do período anterior à era industrial, conforme estabelecido no Acordo de Paris, é necessário reduzir as emissões globais em cerca de 45% até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050, correspondente a uma redução de emissões de 85% a 90%.  
 



No entanto, as emissões atuais continuam a aumentar, e as políticas não são suficientes para atingir
essas metas. Sem uma intensificação significativa dos esforços globais, é improvável que alcancemos esses objetivos.
  • Desastres naturaisProvocaram mais de 2,5 milhões de mortes em todo o mundo desde 1980.
  • PoluiçãoCausa pelo menos 9 milhões de mortes  por ano.
Embora alguns governos tenham implementado políticas para reduzir as emissões, os atos globais atuais são insuficientes para atingir as metas climáticas estabelecidas. Relatórios que indicam que as emissões previstas para 2030 ainda precisam ser reduzidas em 28% para alinhar-se ao limite de 2 °C do Acordo de Paris e em 42% para o limite de 1,5 °C. Isso destaca a necessidade de ações governamentais mais ambiciosas e imediatas.

As alterações climáticas são, sem dúvida, o maior desafio da nossa geração. As conclusões estão aos olhos de todos e são claras: estamos a viver um momento crítico, onde cada escolha que fazemos hoje terá um impacto no futuro do nosso planeta. As metas estabelecidas, como as do Acordo de Paris e as dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, representam um seguimento para a transformação necessária, mas o sucesso dessas iniciativas depende da contribuição de esforços de governos, empresas e nós habitantes do planeta Terra.

É essencial que cada um de nós assuma a responsabilidade de agir.

Será que as nossas ações no dia a dia podem realmente ter um impacto na redução das emissões globais?

Como é que os governos podem adotar medidas mais rigorosas para combater as alterações climáticas?

Se as metas do Acordo de Paris não forem cumpridas, haverão consequências para o planeta e para as próximas gerações?

Sem uma intensificação significativa dos esforços globais, é improvável que alcancemos as metas climáticas, como já referimos. Para ti quais políticas ou medidas poderiam acelerar essa transição?

Será que a educação em termos ambientais, está a ajudar a consciencializar e incentivar mudanças sustentáveis na sociedade?

Deixa um comentário sobre o teu ponto de vista.

                                                                    
  • Cuidar do planeta, para proteger o amanhã










Comentários

Anónimo disse…
Na minha opinião as nossas ações no quotidiano têm um grande impacto e nós decidimos se este é positivo ou negativo.
Maria disse…
No que diz respeito às metas do Acordo de Paris, se estas não forem cumpridas, as temperaturas globais podem aumentar, um maior degelo, perda de biodiversidade e mais acontecimentos climáticos como tempestades, secas e cheias